O clima temperado mediterrâneo é um clima de transição entre a zona quente as zonas temperadas, pelo que é também frequentemente, designado por subtropical seco. A área mais extensa onde predomina este clima localiza-se na bacia do Mediterrâneo, na faixa litoral do Norte de África e do Sul da Europa.
O clima temperado mediterrânico caracteriza-se:
-Por temperaturas médias mensais amenas no Inverno e superiores a 20oC no Verão, apresentando uma amplitude térmica anual moderada ou alta;
-Pela precipitação irregular ao longo do ano, mais abundante no Outono e no Inverno e com meses secos no Verão;
-Pela diferenciação de duas estações mais prolongadas – o Inverno, ameno e chuvoso, e o Verão quente e seco – e de duas estações de curta duração – a Primavera e o Outono, ambas de temperaturas amenas, mas o Outono, geralmente, mais chuvosa do que a Primavera.
Este clima é o único temperado que tem uma estação seca, pois, no Verão, é influenciado pelas altas pressões subtropicais. Como, no Inverno, recebe a influência das baixas pressões das latitudes médias, a precipitação é relativamente abundante nesta época do ano.
Nas regiões de clima temperado mediterrâneo domina uma vegetação constituída, essencialmente, por árvores baixas e espécies arbustivas, bem pequenas e cerosas, por vezes em forma de espinho, reduzem a evaporação e os efeitos do calor. As suas raízes são profundas e captam a água e os nutrientes do subsolo mais fresco.
A mata mediterrânica, devido ao emaranhado dos arbustos, é bastante densa e, na Europa, chama-se maquis. Nas áreas de solos mais pobres apenas se desenvolve a vegetação arbustiva e herbácea que deixa, por vezes, partes do solo a descoberto, designando-se, então, por garrigue.
Gráfico Termopluviométrico |
As espécies aproveitadas pela actividade agrícola e florestal também têm características semelhantes, destacando-se a oliveira, a azinheira, o sobreiro e árvores de fruto como a amendoeira, a figueira e a laranjeira. A vinha é uma espécie arbustiva muito cultivada nas regiões mediterrânicas destacam-se pelas produções de azeite, vinho, cortiça e citrinos.
Sem comentários:
Enviar um comentário