quinta-feira, 26 de maio de 2011

Exemplo a seguir - Suécia (Parte III)

EDUCAÇÃO


  •  Na Suécia, Crianças de 1-5 anos de idade têm lugar garantido numa creche pública (förskola ou, dagis).
  •  Entre os de 6 e 16 anos, as crianças frequentam a escola obrigatória. No Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), os alunos suecos com 15 anos de idade têm pontuação próxima da média da OCDE.
  •  Depois de completar o 9º ano, cerca de 90% dos alunos continuam os estudos no ensino secundário (ginásio), de três anos de duração, o que pode levar a um trabalho de qualificação ou a elegibilidade de entrada para a universidade. O sistema escolar é em grande parte financiado pelos impostos.
   - O governo sueco trata igualmente escolas públicas e privadas, através da introdução da verificação do ensino.
   - Qualquer pessoa pode estabelecer uma escola sem fins lucrativos e o município deve pagar às novas escolas, a mesma quantidade das escolas municipais. A refeição escolar é gratuita para todos os alunos na Suécia e normalmente inclui um ou dois tipos diferentes de pratos quentes, uma refeição vegetariana, buffet de saladas, frutas, leite, pão e água.
   - Existem várias universidades e faculdades na Suécia.
   - O governo subsidia mensalidades de estudantes internacionais que procuram um diploma em instituições suecas, embora uma recente lei tenha sido aprovada no Parlamento sueco vá limitar essa subvenção aos estudantes dos países do Espaço Económico Europeu e da Suíça.

Sem comentários:

Enviar um comentário