terça-feira, 24 de maio de 2011

Energias a utilizar - parte II

ENERGIA EÓLICA

A energia eólica é o processo pelo qual o vento é utilizado para produzir energia mecânica ou energia eléctrica.
As turbinas eólicas convertem a energia cinética do vento em energia mecânica. Esta energia mecânica pode ser utilizada para muitas actividades (moer grão, bombear água) ou para alimentar um gerador que a transforma em energia eléctrica que pode ser injectada na rede eléctrica e distribuída ao consumidor. A energia eólica também pode ter uma aplicação descentralizada, ou seja, utilizada apenas para fornecer electricidade num determinado local situado longe da rede eléctrica de distribuição aos consumidores.

Conversão para a produção de energia:
A energia cinética, resultante das deslocações de massas de ar, pode ser transformada em:

- energia mecânica através de aeromotores;

- energia eléctrica através de turbinas eólicas ou aerogeradores



Aerogerador de eixo vertical

Aerogerador de eixo horizontal
As turbinas eólicas têm pás que são postas em movimento pela acção da passagem do vento sobre elas. Esse movimento alimenta um gerador eléctrico que produz a electricidade. As turbinas eólicas de hoje são de dois tipos: de eixo horizontal, como os antigos moinhos e de eixo vertical. (baseiam-se num princípio semelhante às clássicas noras de água).

Em geral os aerogeradores estão agrupados num determinado local, onde as condições do vento são favoráveis, e designam-se por Parques Eólicos.
  
A electricidade por eles produzida é incorporada na rede eléctrica e distribuída aos consumidores da mesma forma que a produzida nas centrais térmicas convencionais.
A energia produzida por qualquer aerogerador aumenta substancialmente com a velocidade do vento. Por isso, é aconselhável que os aerogeradores sejam instalados nas zonas em que o potencial de eólico é mais elevado, como zonas demaior relevo, por exemplo.
Vantagens:
A energia eólica é uma energia renovável, ou seja, inesgotável. Por outro lado,a energia eólica é uma fonte de energia limpa e não poluente. Não produz gases com efeito de estufa nem outros agentes de poluição.
A energia eólica tem um papel de complementaridade na produção de energia eléctrica e contribui para a diversificação dos modos de produção.
A energia eólica evita importar petróleo ou gás natural. Por outro lado, evita as emissões de CO2 e os custos associados à poluição (custos ambientais e de saúde pública) bem como o esgotamento dos recursos energéticos não renováveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário