terça-feira, 24 de maio de 2011

Exemplos a seguir - Holanda (parte IV)

Educação:

O sistema de ensino holandês teve o seu começo juntamente com a formação da Holanda como nação unida.
            Em 1848, quando a Holanda já existia como reino há 35 anos, foi promulgada uma Constituição, na qual, entre outras, se achava estabelecida a liberdade de ensinar. Esse mesmo pensamento político liberal conduziu, simultaneamente, a que o governo deixasse de se ocupar da administração e da direcção das escolas. Na Holanda nunca existiu um monopólio escolar ou uma pedagogia do estado. Hoje, da mesma maneira que antigamente, os municípios continuam a ocupar-se da administração e da direcção das escolas. Essas escolas "públicas" foram, e são ainda, totalmente custeadas pelo governo. Isso não acontecia inicialmente com as escolas fundadas por organizações particulares. Após uma luta sobre o ensino que, durante cerca de 70 anos (1848-1917), foi determinante para a política holandesa, alcançou-se em 1917 uma equiparação total em termos financeiros do chamado ennsino "especial" com o ensino público. Constitucionalmente, a liberdade do ensino tornou-se um direito social.
           

As Escolas na Holanda são:  
Escolas para o ensino básico 
Escolas para o ensino secundário  
Escolas para o ensino especial
-Escolas para o ensino superior
-Escolas para o ensino internacional

O ENSINO BÁSICO

O ensino básico destina-se às crianças entre os 4 e os 12 anos. Na Holanda não existem escolas para as crianças com menos de quatro anos. Para elas há centros de acolhimento e creches que, porém, não se encontram subordinadas ao Ministério da Educação e Ciências. A partir dos quatro anos a criança pode começar a frequentar a escola básica, se bem que essa frequência apenas seja obrigatória a partir dos 5 anos, pois é nessa idade que começa na Holanda a obrigatoriedade do ensino. O ensino básico prepara as crianças para frequentarem o ensino secundário. No decorrer dos dois primeiros anos, através de um programa de jogos e ensino, as crianças aprendem os rudimentos da leitura do cálculo e da escrita, assim como trabalhos manuais. Nos últimos seis anos o ensino inclui as disciplinas de língua holandesa, cálculo, escrita, história, geografia, física e educação cívica. No último ano as crianças recebem também lições de inglês.  
            O ensino básico na Holanda não é um ensino de fim de curso, porque às crianças não recebem nenhum diploma. Com base nos resultados obtidos, na sua inteligência e capacidade, é escolhido para a criança um estabelecimento de ensino secundário. Os pais são livres na sua escolha, mas muitas vezes é decidido de acordo com os professores.


O ENSINO SECUNDÁRIO:

O ensino secundário encontra-se dividido em:
-Ensino secundário geral
-Ensino secundário preparatório
-Ensino profissional.
            
          Existem dois tipos de ensino secundário geral: um ciclo de quatro anos (designado pela abreviatura de m.a.v.o.), e um ciclo de cinco anos ( h.a.v.o). O ensino secundário preparatório (v.w.o.) divide-se igualmente em dois tipos: o liceu clássico (gymnasium) e o liceu moderno (atheneum), ambos com a duração de seis anos. O ensino secundário preparatório educa os alunos para o prosseguimento de estudos superiores. Por sua vez, o ensino profissional encontra-se dividido em três tipos: o ensino profissional primário (l.b.o.), o ensino profissional secundário (m.b.o.) e o ensino profissional superior (h.b.o.).
A finalização de todos os tipos de ensino mencionados é feita através de um exame profissional escrito. O número de disciplinas a que esse exame diz respeito, varia conforme o tipo de ensino e, como é natural, também o nível é diferente. O ciclo de ensino secundário geral de cinco anos permite a passagem para o ensino profissional superior, e o ensino secundário preparatório dá acesso às universidades ou escolas superiores.
O ensino profissional na Holanda compreende:
-Ensino agrícola
-Ensino económico e administrativo
-Ensino técnico
-Ensino dos serviços e saúde
-Ensino doméstico
-Ensino de aptidão comercial
-Ensino náutico

O ENSINO ESPECIAL

           O ensino especial destina-se às crianças que sofrem de atrasos ou deficiências mentais, físicas ou sociais. Esse ensino, que se divide em dois tipos: básico e complementar, destina-se a crianças e jovens dos 3 aos 21 anos. O seu objectivo é prepará-las da maneira mais rápida possível para lhes permitir seguir cursos regulares do ensino básico e secundário.
           Quando esses jovens não têm capacidade e inteligência para dar prosseguimento aos cursos, o governo oferece moradias para esses jovens, onde existem oficinas de produções, sendo essas oficinas uma terapia ocupacional.


O ENSINO SUPERIOR   

Na Holanda são considerados como pertencendo ao ensino superior: o ensino universitário e o ensino profissional superior
            Actualmente, todas as universidades e escolas superiores dispõem de idênticas possibilidades de desenvolvimento, independentemente do facto de serem organizações estatais ou particulares. Todas são financiadas a 100% pelo Estado Holandês.
             Nas universidades ou escolas profissionais superiores os cursos encontram-se divididos em duas fases. A primeira fase tem uma duração de quatro anos, podendo ser realizada no máximo de seis anos. Essa primeira fase é concluída com um exame de licenciatura. A Segunda fase é somente acessível a um número limitado de estudantes, os quais, durante ela, se preparam para alcançar o grau de doutor, ou realizam uma especialização. Somente são admitidos às universidades e escolas superiores os detentores de diplomas de ensino secundário preparatório ou de ensino profissional superior.
              Os detentores de diplomas de, ensino secundário no ciclo de cinco anos ou ensino profissional secundário podem, em princípio ser admitidos à frequência, cuja duração é de quatro anos.

 O ENSINO INTERNACIONAL

              A Holanda possui um certo número de instituições de ensino especialmente destinadas a diplomados estrangeiros. Nelas são ministrados cursos sobre disciplinas específicas, sendo utilizado o inglês como língua de instrução. Para a admissão à maioria dos cursos oferecidos pelo ensino internacional é necessária a posse de um grau universitário estrangeiro. O ensino é gratuito para aqueles que se encontram na idade do ensino obrigatório. Aos pais é por vezes solicitada uma pequena contribuição. Todo o pessoal docente e não-docente dos estabelecimentos do ensino financiados pelo estado é pago por este. Essa é a razão pela qual o Ministério da Educação e Ciências é o mais caro de todos os ministérios holandeses, custando mais de 17% das despesas totais do Estado.

ENSINO PARA ADULTOS

           Na Holanda constata-se nos adultos, principalmente nas donas de casa, um interesse crescente para seguir cursos para as quais anteriormente não tiveram possibilidades. Em numerosos municípios são, ou serão, criadas varias possibilidades para a educação de adultos. Entre essas possibilidades contam se a chamada "escola aberta" e a "universidade aberta".

Ideias a adoptar no novo país do século XXI:


É muito interessante a forma como é dividido o ensino na Holanda (ensino básico, secundário , especial, superior e internacional).
Relativamente ao ensino básico, a idade de início da escolarização aos 5 anos é adequada, bem como o programa de ensino que envolve jogos, leitura, cálculo, escrita e trabalhos manuais nos primeiros anos; e nos últimos seis anos de ensino a língua materna, calculo escrita, história, geografia, física, educação cívica e inglês.
            O ensino secundário, com as suas divisões proporciona aos alunos a possibilidade dos alunos escolherem que tipos de ensino querem, que mais se adequa a eles e ao que no futuro desejam fazer.
É também muito importante não esquecer o ensino especial, e o que é mais interessante no ensino especial holandês é o facto de o governo oferecer moradias, terapias ocupacionais e oficinas de produções aos jovens que não têm capacidade de prosseguir nos estudos.
Relativamente ao ensino superior é de destacar o financiamento a 100% por parte do Estado.
É igualmente muito interessante o ensino internacional, que se destina aos estrangeiros, e o ensino de adultos que oferece a oportunidade de estudar quem em jovem não a teve.

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