quinta-feira, 26 de maio de 2011

Inquéritos - Energias

Esta entrevista foi feita a jovens e adultos de idades entre os 17 e os 45 anos, da cidade do Cacém, com o intuito de saber quais são as principais insatisfações das pessoas em relação à cidade e que opiniões têm relativamente às energias utilizadas em Portugal.

ü  Na pergunta “O que acha que está mal na sua cidade?” (e podendo dar várias respostas diferentes, pois é uma pergunta aberta) cerca de 80% das pessoas inquiridas referiu como problema a falta de espaços verdes, metade das pessoas (ou seja 50% dos inquiridos) referiu ainda a criminalidade, 30% mencionou a poluição e a falta de ordenamento do território. Houve ainda quem referisse a deficiente rede de transportes, falta de infantários e falta de pistas para bicicletas.
Ø  Podemos concluir que a maioria das pessoas vai de encontro com muitos dos problemas que também nós identificámos no início do projecto.


ü  À pergunta “Considera que Portugal tem feito progressos relativamente utilização das energias renováveis ou está ainda demasiado dependente dos combustíveis fósseis face às potencialidades que tem?”  67% das pessoas afirmou que não fez progressos ou            que os progressos feitos foram insuficientes. Os restantes inquiridos (33%) são da opinião de que Portugal fez progressos mas que pode ainda progredir muito mais.

ü  À pergunta “Que energias renováveis considera que Portugal tem mais potencial para aproveitar?” 100% dos inquiridos diz ser a energia solar, 67% refere a energia eólica e metade falam ainda a energia das ondas e marés.



Ø  Podemos concluir que as opiniões são praticamente unânimes. A maioria das pessoas afirma que Portugal deveria apostar mais, por reconhecerem que o país potencial e que este potencial é maior nas energias solar, eólica e das energias e marés.
Destaque ainda para o desconhecimento da importância da Biomassa, uma vez que esta energia tem tudo para ser uma grande aposta, pois a utilização energética serve também como um meio para a eliminação de resíduos florestais.

Sem comentários:

Enviar um comentário