terça-feira, 24 de maio de 2011

Exemplos a seguir - Holanda (parte II)

TRANSPORTES

No começo da década de 1970, cerca de metade das ferrovias estava electrificada. Apesar das dificuldades que a superfície recortada de rios oferece, o sistema rodoviário do país está bem desenvolvido e liga as principais cidades. A necessidade de drenar as terras levou à construção de canais que, unidos aos rios, perfazem c. 5.000km de vias navegáveis. A frota mercante fluvial é uma das maiores da Europa.
 A companhia Real Holandesa de Aviação (K.L.M.) mantém linhas regulares para quase todo o mundo.



AGRICULTURA
O lugar da agricultura tem-se tornado menos proeminente com o decorrer dos anos, tendo-se dado uma sensível diminuição das superfícies destinadas a um certo número de colheita. A redistribuição dos terrenos disponíveis desempenhou um importante papel na melhoria da produtividade da agricultura. Através da fusão de terrenos que se encontravam demasiado longe uns dos outros, ou cuja superfície era demasiado pequena, e também ainda com a remoção de obstáculos tais como canais ou taludes, veio tornar-se possível a mecanização em grande escala. Mas pouco a pouco também se vai ganhando consciência de que os chamados obstáculos agrícolas representam por vezes um grande valor relativamente à paisagem e aos aspectos recreativos.

PECUÁRIA
De forma global a pecuária holandesa pode-se dividir em dois tipos: ligada ao solo ou independente dele. Dadas as favoráveis condições naturais para a existência de terras de pastagem, a forma tradicional para produção de lacticínios é a da pecuária ligada ao solo. Isso, porém, não significa que essa forma de actividade agrícola se processe ainda de maneira tradicional. A mecanização, a criação orientada para a qualidade (muitas vezes através da utilização da inseminação artificial) e a alimentação animal cuidadosamente doseada, levaram a que no decorrer das últimas décadas se conseguisse um forte aumento do rendimento.
 No que respeita à pecuária intensiva e independente do solo, a produção de carne constitui o seu principal objectivo. Muita da carne de vitela e de porco destina-se à exportação.

PESCA

Em consequência do aumento, durante  os   últimos  anos, da capacidade de pesca por parte da maioria dos países com actividades pesqueiras, ocorreu uma baixa do povoamento de certas espécies piscícolas, como é o caso de algumas que, por exemplo o arenque e o linguado, são particularmente importantes para a Holanda. Isso conduziu a uma degradação dos resultados da indústria pesqueira, tornando-se necessário que a nível internacional, dentro da C.E.E., fossem tomadas medidas para evitar não somente o desaparecimento das espécies piscícolas, mas da própria pesca. Actualmente cada país apenas tem direito a pescar por ano uma determinada quantidade de peixe, sendo este especificado segundo os tipos mais importantes. Além da pesca marítima e da pesca no litoral, na Holanda é ainda praticada profissionalmente a pesca fluvial.

Ideias a adoptar no novo país do século XXI:

Como se constatou a Holanda é uma das maiores economias mundiais. Por esse motivo, considera-se que seria uma boa hipótese para o nosso país ideal seguir-se alguns dos bons exemplos que a economia holandesa pratica.
New kyra deve tentar ser à semelhança da Holanda uma nação exportadora, de forma a que, a balança comercial tenha saldo positivo.
New Kyra deverá ter também semelhantes características no que diz respeitos às relações socioeconómicas entre o estado, as empresas e sindicatos. Uma vez que, elas fizeram nascer uma economia próspera e estável, sempre fortemente orientada para o contexto internacional o que muito contribuiu para que a Holanda se tornasse uma das grandes economias mundiais.
            Também a nível dos transportes seria aconselhável seguir o exemplo Holandês. O seu extraordinário hábito de andar de bicicleta era óptimo de se adoptar, pois todos ficariam a ganhar: o ambiente e a saúde de cada um. É recomendável também construir bons portos na nossa ilha, para que estes sirvam não só de ponto de comunicação com os outros países em termos de exportação, entreposto comercial, turismo, etc., mas também portos que auxiliem a actividade piscatória a ser rentável e moderna.
            Relativamente à agropecuária. Esta deve ser igualmente modernizada, sem, porém, descurar as tão necessárias preocupações ambientais.

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