terça-feira, 24 de maio de 2011

Análise dos inquéritos sobre Eco-Living

4 pessoas do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 36 e os 53 anos
4 pessoas do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 37 e os 52 anos


À pergunta “O que acha que está mal na sua cidade? (Indique 3 ou 4 problemas que considere relevantes.) ”, os inquiridos indicaram como mais relevantes os seguintes problemas:
  • Poluição e ruído (devido aos transportes);
  • Recolha deficiente do lixo (contentores inadequados);
  • Falta de zonas de lazer para crianças e idosos;
  • Trânsito (deficiente rede de transportes públicos);
  • Falta de limpeza dos locais públicos;
  • Falta de espaços verdes
·       
Considerando as respostas obtidas, é de realçar a preocupação dos inquiridos com o ambiente.

À pergunta “Realiza a reciclagem?” todos os inquiridos responderam “sim”, o que denota uma mudança de mentalidade e atitude, bem como, um sentimento de preocupação em relação ao ambiente e à sua protecção.

Em relação às “vantagens da reciclagem”, os inquiridos referiram as seguintes:
  • Valorização e reaproveitamento de matérias-primas;
  • Preservação dos recursos naturais (ambiente);
  • Promove a sustentabilidade do planeta;
  • Redução da poluição 
·       
À pergunta “Costuma comprar produtos biológicos?”, apenas dois dos inquiridos afirmaram que costumam adquirir este tipo de produtos, justificando a sua escolha com o valor nutritivo dos produtos, a manutenção da biodiversidade e qualidade dos solos (protecção do ambiente); a garantia de saúde (dado que não são usados quaisquer produtos químicos) e, ainda o facto de considerarem ser um bom investimento a longo prazo.
Porém, a maioria dos inquiridos não adquire produtos biológicos devido ao preço elevado em relação aos produtos de agricultura tradicional, bem como à pouca divulgação dos mesmos.

Conclusão: Através deste inquérito, é fácil perceber a crescente preocupação com o ambiente, visto que cada vez mais as pessoas adoptam medidas de preservação do ambiente, denotando que toda a publicidade e campanhas de reciclagem, entre outras, têm tido efeito na população, levando-a assumir uma atitude mais ecológica.

Sem comentários:

Enviar um comentário